O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que indica o comportamento adequado de higienização para as atividades turísticas pelo país. Essa é uma etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro adotada pelo Ministério com o propósito de reduzir os impactos da pandemia e impedir um novo pico de contaminação, mantendo o fluxo de retorno gradual às atividades turísticas.
Esse projeto indica normas de segurança recomendadas pelas autoridades no intuito de fazer com que os consumidores sintam-se mais seguros durante o período de lazer dentro de ambientes fechados, que devem respeitar protocolos específicos para a prevenção da COVID-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.
Além de seguir os protocolos de higiene oficiais, a Olhos do Mar trabalha com parceiros devidamente orientados e que também assinaram o termo de compromisso para assumir a responsabilidade indicada pelo Selo Turismo Responsável, um documento indispensável em hotéis, restaurantes, pontos turísticos e cidades que exige determinados cuidados sanitários a fim de prevenir e controlar os riscos de contaminação da COVID-19.
Quais são os principais protocolos de saúde ao viajar?
Entre os principais cuidados de higiene nos meios de hospedagem, é fundamental:
- Portar um PCR Negativo apresentado no aeroporto;
- Medir temperatura na entrada dos estabelecimentos;
- Realizar a limpeza frequente de objetos e superfícies;
- Apresentar o cartão de vacinação;
- Dispor de álcool 70% para utilização em ambientes públicos;
- Respeito à distância social de pelo menos 1 metro entre as pessoas em todos os espaços compartilhados;
- Atendimento organizado para não formar filas.