Olhos do Mar

Conhecendo a fauna de Noronha

A fauna do arquipélago de Fernando de Noronha é extremamente rica e diversificada, havendo até espécies que só existem na ilha – as chamadas ‘‘endêmicas’’. 

A Área de Proteção Ambiental (APA) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR) protegem legalmente determinadas espécies encontradas no local. Listamos algumas delas abaixo: 

  • Tartaruga verde – Chelonia mydas
  • Bodião ilhéu – Bodianus insularis
  • Donzela-de-São-Pedro-e-São-Paulo – Stegastes sanctipauli
  • Tartaruga cabeçuda – Caretta caretta
  • Estrela-do-mar – Echinaster (Othilia) guyanensis
  • Caranguejo – Johngarthia lagostoma
  • Tubarão-limão – Negaprion brevirostris

Segundo um levantamento bibliográfico, a fauna marinha possui 169 espécies de peixes recifais, 218 espécies de moluscos, 11 espécies de corais, 33 espécies de cnidários e 77 espécies de esponja. 

Os peixes coloridos, como a donzela de rocas, sargentinho e a coroca são encontrados nas águas rasas. Já os peixes frade, budião, borboleta, e as raias são avistados nas águas profundas. 

Apesar dessa enorme biodiversidade marinha, as maiores atrações da ilha para os turistas são: os golfinhos rotadores, cujo nome faz referência aos saltos com rotação do corpo que costumam executar fora da água, e podem ser observados em seu ambiente natural no mirante da Baía dos Golfinhos; e a desova e o nascimento dos filhotes de tartaruga-verde. 

A fauna terrestre é bastante peculiar. O lagarto popularmente chamado de cobra-de-duas-cabeças (Amphisbaena ridleyi), o pequeno lagarto endêmico Mabuia (Trachylepsis atlantica), o tejú, tejo ou teiú (Salvator merianae) e a Hemidactylus mabouia – espécie de lagartixa, são os répteis presentes na ilha. Já os mamíferos encontrados por lá são: o rato-doméstico (Rattus rattus), o camundongo (Mus musculus), o mocó (Kerodon rupestris), o gato doméstico (Felis catus) e o cachorro (Canis lupus familiaris).

E não para por aí! Noronha também é considerada uma área de extrema importância biológica para a conservação de aves costeiras e marinhas. São registradas 40 espécies de aves no arquipélago que abriga as maiores colônias reprodutivas de aves marinhas entre as ilhas do Atlântico Sul Tropical. Na avifauna local destacam-se a Garça-vaqueira (Bubulcus ibis), Rabo-de-palha-de-bico-vermelho (Phaethon aethereus), Rabo-de-palha-de-bico-laranja (Phaethon lepturus), Atobá-mascarado (Sula dactylatra), entre outras. 

Deu para ter uma dimensão do quanto a biodiversidade nessa ilha que tanto amamos é magnífica, né? 

Informações consultadas no site da ADEFN.

Rolar para cima