Após o surgimento da COVID-19, as restrições impostas pelo estado pandêmico levaram diversas pessoas a colocar suas malas em cima do guarda roupa.
Todavia, o foco direcionado à doença avançou os processos de pesquisas e, junto ao surgimento vacinas, as medidas de prevenção e segurança permitiram-nos retomar as viagens ainda durante a pandemia.
Certamente que o cenário atual não é o mesmo de antes; porém, mesmo que a pandemia ainda não tenha terminado, é completamente possível seguir os protocolos recomendados e desfrutar de um bom tempo viajando.
Quer saber como? Que tal dar uma olhada nas dicas abaixo?
1- Cuidados sanitários sempre!
Não importa onde e com quem você esteja, ou se é um ambiente fechado ou aberto, sendo este um carro ou um avião. Conversas próximas, feitas sem qualquer preocupação de higiene, são a principal forma de transmissão do coronavírus.
- Utilize máscaras de forma apropriada – cobrindo o queixo e o nariz;
- Troque-a a cada 4 horas, ou quando a mesma estiver úmida;
- Lave sempre as mãos e utilize álcool em gel quanto tocar em objetos compartilhados;
- Evite tocar partes do rosto antes de higienizar as mãos.
2- Mantenha o distanciamento.
Essa é uma das maiores dificuldades para seres sociáveis como nós. Entretanto, a probabilidade de contágio e propagação do vírus em ambientes com aglomerações é gigantesca. Podemos conversar, rir e nos divertir sem incentivar o contágio de alguém.
3- Realize seus exames.
Considerando o fato de que nem todas as pessoas expostas ao vírus são sintomáticas, a melhor forma de saber se você e o corona já tiveram contato é um exame apropriado. Estes podem ser realizados em hospitais públicos ou através de redes de serviço particulares. Se sua intenção é voltar a viajar, provavelmente um exame deste tipo também será solicitado.
4- Informação e tecnologia.
Para que suas decisões possam ser tomadas da melhor forma possível, lembre-se sempre de manter seu banco de informações atualizado! Nossa rede mundial de conexão de dispositivos – a famosa internet – disponibiliza informações de órgãos governamentais de todo mundo, possibilitando escolhas mais conscientes.
Além disso, diversos aplicativos como o Dycovid, que utilizamos aqui em Noronha, foram criados para auxiliar o gerenciamento de informações sobre casos e áreas de risco potencial. Tudo isso em tempo real!
5- Esteja atento às recomendações locais.
A legislação brasileira dá autonomia aos governantes dos estados para a tomada de decisões com relação à pandemia. Assim, a possibilidade das medidas adotadas serem diferentes é extremamente grande. Procure pesquisar e buscar conhecimento sobre as regras que estão em vigor naquele local.
Além de todas as recomendações acima, é importante ressaltar que empresas de turismo e viagens, como a Olhos do Mar, têm buscado a adequação de todos os seus serviços para que sua segurança esteja garantida! Contudo, essa ainda é uma via de mão dupla que precisaremos trilhar. Mas, seguindo as recomendações acima, vamos poder aproveitar o melhor de sua viagem a Fernando de Noronha!
Já fez as malas?