5 Curiosidades sobre Fernando de Noronha
Que o arquipélago de Fernando de Noronha tem uma beleza impressionante, as mais lindas praias e é considerado um paraíso, é algo que não é novidade para ninguém, mas você sabia que a ilha tem algumas curiosidades bem inusitadas?
Separamos alguns fatos curiosos sobre esse linda ilha pra você, vamos lá:
1 – A Ilha de Fernando de Noronha já foi uma prisão
Quando os portugueses ali chegaram e tomaram conta da ilha, foram construidos 10 fortes, impedindo o desembarque de pessoas em qualquer parte da ilha.
Os presos eram todos enviados para Noronha, onde ficavam cumprindo pena e alguns ficavam até a morte.
O presídio foi construído em 1737, e só foi desativado 200 anos depois, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, época essa que Noronha acabou virando base para a defesa nacional.
Mas o fato interessante é que os presos que eram condenados por penas leves não moravam na prisão, alguns tinham suas casas, podiam nadar, pescar e dependendo do comportamento até levar suas famílias para morar na ilha.
2 – A gasolina mais cara do Brasil é a de Noronha
Fernando de Noronha tem apenas um posto de gasolina, e nele você encontrará a gasolina mais cara do nosso país, o preço pode chegar a ser até 50% a do que da capital Recife.
3 – Em Noronha fica a menor rodovia do Brasil
A BR 363 é a menor rodovia do nosso país, e apesar de ter apenas 7 quilômetros de extensão, ela é importantíssima para a ilha, sendo hoje a principal estrada para turistas e moradores locais.
4 – Bebês não podem nascer em Noronha
O nascimento de crianças é proibido no arquipélago, sendo assim, no sétimo mês de gravidez todas as gestantes são obrigadas a deixar suas casas, suas famílias e seus entes queridos para terminar a gestação em Recife.
O governo paga as passagens, hospedagem e três refeições diárias para a gestante e um acompanhante até o bebê nascer.
O interessante é que até o ano de 2004 tinha um hospital maternidade em Noronha, mas o governo a fechou com a justificativa que os gastos eram altos demais, comparado com a baixa quantidade de partos por ano, em torno de 40.
5 – A carona é um meio de transporte usual em Noronha
Apesar da ilha ser bem pequena, andar a pé por lá pode dar uma boa cansada, principalmente porque em Noronha faz calor o ano inteiro, sem contar o preço da gasolina.
Caso você esteja cansado de andar e queira pegar uma carona, basta dar com a mão que com certeza, se não a primeira, a segunda pessoa motorizada vai parar. Isso porque a carona é muito comum e usual em Noronha.
Que tal conhecer de perto todas as maravilhas que Noronha pode te oferecer?
Conte com a Olhos do mar! Oferecemos assessoria para turismo sustentável em Fernando de Noronha e outras ilhas onde a natureza e o mar prevalecem.
Temos como compromisso as pessoas, o meio ambiente e a cultura local e por isso parte da renda é revertida para projetos sociais e ambientais.
Conheça mais sobre serviços, clicando aqui.